Jornal O Globo
O câncer de cólon é uma das doenças mais comuns em todo o mundo, sendo a terceira mais diagnosticada em homens e a segunda em mulheres, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Diversos estudos indicam que, quando detectada em estágio inicial, essa doença é curável em mais de 90% dos casos. Portanto, sua prevenção e detecção precoce são fundamentais. Apesar da grande quantidade de evidências sobre suas possíveis causas, do diagnóstico precoce e do tratamento, os números continuam a aumentar e muitas pessoas morreram dessa doença, incluindo aquelas com menos de 50 anos de idade. A alimentação pode ser fundamental na prevenção do câncer A nutrição é uma das principais chaves para a prevenção, e um grupo de pesquisadores do Mass General Brigham, em um estudo publicado na revista Gut Microbes, identificou um alimento comumente consumido que pode ajudar a prevenir o câncer devido ao seu alto teor de probióticos. Esse produto é o iogurte. A chave estaria na espécie de bactéria viva Bifidobacterium e no consumo de duas ou mais porções desse produto lácteo por semana, o que tem sido associado a um menor risco da doença . Shuji Ogino, chefe do Programa de Epidemiologia e Patologia Molecular do Brigham and Women's Hospital, parte da Universidade de Harvard, e principal autor do estudo, comentou sobre os benefícios do alimento. “Nosso estudo fornece evidências únicas dos potenciais benefícios do iogurte”, acrescenta Ogino. Os pesquisadores utilizaram dados de dois estudos realizados nos Estados Unidos, envolvendo 100.000 enfermeiros e 51.000 profissionais de saúde. Esses participantes foram acompanhados de 1976 e 1986 até o presente e responderam periodicamente a questionários sobre fatores de estilo de vida e doenças, incluindo sua ingestão diária média de iogurte natural. Esses são os benefícios do consumo de iogurte “A abordagem do nosso laboratório é tentar relacionar dietas de longo prazo a uma possível diferença fundamental no tecido, como a presença ou ausência de uma determinada espécie de bactéria. Esse tipo de investigação pode aumentar a força das evidências que ligam a dieta aos resultados de saúde”, explica Ogino. Além disso, os pesquisadores analisaram amostras de tecido de participantes diagnosticados com câncer de cólon, medindo a quantidade de DNA de Bifidobacterium no tecido tumoral. Os dados coletados neste estudo documentaram um total de 3079 casos de câncer colorretal e obtiveram informações de que, de 1121 casos, 346 foram positivos para Bifidobacterium e 775 foram negativos. O iogurte e outros produtos lácteos fermentados são considerados benéficos para a saúde gastrointestinal há muito tempo. Nossos resultados sugerem que esse efeito protetor pode ser específico para tumores positivos para Bifidobacterium”, argumentou Tomotaka Ugai, do Departamento de Patologia do Brigham and Women’s Hospital e do Departamento de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan. Eles concluíram que o consumo prolongado de iogurte pode reduzir o risco de câncer de cólon.
Go to News Site